Visca la Cataluña

13:14:00 Joi Borge 0 Comentários

O peso de uma nova camisa!


Falar dos ingleses é legal, mas que tal entrar na semana do futebol espanhol? Pois se os british são interessantes as confusões na terra de Santiago Bernabéu são muito mais apimentadas, acredite em mim. Os ingleses tem as suas rixas bem divididos e cada um fica no seu canto quando se fala se futebol, mesmo que algumas pessoas dariam tudo para ter Bale e Ramsey jogando com Kane, mas a Espanha em algo ainda melhor, você já ouviu falar da iniciativa Catalunha?

Para os fracos de memória geográfica eu vos refresco a memória, a Catalunha é uma comunidade que é autónoma da Espanha, ela fica localizada lá na extremidade da Península Ibérica, quem nasce por lá é chamado de catalão, não espanhol. Esse lugar abençoado por deus e com cheiro de treta por natureza é dividido em quatro províncias, Girona, Lérida, Tarragona e a mais famosinha nesse rolê, Barcelona, não é só um time de futebol não viu migs! Mas o mais importante, recentemente a Catalunha quis se separar da Espanha, já que eles são autónomos faz é tempo em vários aspectos, mas já pensou se isso acontece e o que vai rolar com o futebol?

A Catalunha possui sim uma seleção, mas por não ser federada a UEFA e a FIFA os catalães não podem disputar campeonatos como o Copa do Mundo e Eurocopa e também por não ser independente que o Barcelona disputa o campeonato espanhol. A seleção catalã se reúne uma vez por ano para disputar um jogo, geralmente em dezembro, mas não é sempre que peças importantes comparecem, aliás ... Quem seriam as caras dessa seleção catalã afinal? Antes de entrarmos em campo podemos apontar quem os comandaria a beira do gramado, Pep Guardiola, atualmente no Manchester City, já disse mais de uma vez que amaria comandar a seleção da Catalunha e que era catalão de coração.

Mas o importante mesmo é que iria chutar a pelota não é? Em caso de separação a Espanha perderia alguns nomes, mas a Catalunha sairia mais prejudicada dessa decisão, o motivo é bem simples: Os titulares não seriam todos world class e ocupar o banco seria uma tarefa na da fácil para Guardiola e sua equipe. O capitão com toda certeza seria Gerard Piqué, o zagueiro já causou polêmica dizendo que preferia a Catalunha a Espanha e mesmo que tenha se aposentado da seleção recentemente talvez retornasse aos gramados para realizar o sonho de defender a Catalunha.

Ainda nesse time teríamos Kiko Casilla do Real Madrid ou Pau Lopéz do Bétis no gol, Héctor Bellerín do Arsenal na lateral direita, Marc Bartra do Bétis com zagueiro ao lado de Piqué e na lateral esquerda Jordi Alba do Barcelona. Como volante veríamos Sérgio Busquets do Barcelona, já no meio teríamos Sergi Roberto do Barcelona e Cesc Fàbregas do Chelsea, a frente ficaria por conta de Aleix Vidal do Sevilla, Gerard Moreno do Villarreal, Gerard Deulofeu do Watford e Keita Baldé da Inter de Milão. Em caso de separação os jogadores poderiam optar por jogar na seleção catalã mesmo que já tenho defendido outras seleções.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.