Brasil de 70: Grande inspiração do Barça de Guardiola

19:50:00 Joi Borge 0 Comentários


As semelhanças não são meras coincidências!
Que Guardiola tem um fascínio pelo Brasil de 70 não é nenhuma novidade, tanto que foi a ideia daquele time campeão que o catalão trouxe para o para o Barcelona. Uma coisa é certa de se dizer, Zagallo inventou o Barcelona de Messi 40 anos antes de Pep Guardiola. A movimentação dinâmica, o jeito de jogar que impressiona hoje em dia, tudo isso não é inédito do Barça, faz parte da forma encantadora que nos era presenteado na época de Pelé e companhia.

Pra contar essa história temos que lembrar de uma coisa, faltando três meses pra Copa do Mundo algo muito importante aconteceu, José Saldanha foi demitido e era Maio de 1970. Já da pra imaginar que a busca por um nome foi ferrenha e mesmo com tantos astros aquilo era preocupante, pois oras ... Faltavam 3 meses pra copa! No lugar dele foi contratado um dos grandes responsáveis pela conquista daquele Mundial, Zagallo! Ele foi responsável - por exemplo - por comandar uma verdadeira revolução e conseguir espaço para 5 camisas 10 que o time possuía: Rivellino, Tostão, Pelé, Jairzinho e Gérson.

Zagallo realmente inovou na forma de escalar tantos jogadores talentosos, nesse novo esquema Jairzinho - que era centroavante do Botafogo - foi para a ponta direita, na esquerda ele colocou Rivellino que jogava de forma mais recuada no Corinthians. O meia-atacante do Cruzeiro, Tostão, trocava de posição com Pelé constantemente e era um falso centroavante. Gérson fazia dupla com Clodoaldo e juntos jogavam mais recuados, sendo os que mais recuavam no meio campo. Atrás deles havia apenas a defesa composta por Piazza - que era volante no seu time mas virou zagueiro -, Everaldo, Brito e Carlos Alberto.

Então da pra ver nesse esquema que realmente 40 anos antes o Barcelona de Messi já tinha sido inventado, o Brasil jogava em um 4-2-3-1 de uma forma bem fluída, além de serem guiados por um gênio que atua como falso centroavante, se isso de soa muito familiar não se assuste, é realmente uma referência usada por Guardiola.

Era uma mentira deslavada dizer que o Brasil de 70 não precisava de Zagallo, apesar das estrelas demasiadas que Saldanha tinha a sua disposição, ele não sabia montar aquele time, foi o esquema de Zagallo que não só melhorou o Brasil e nos deu o mundial, mas ensinou ao mundo como jogar. Uma outra mentira era que o time do Brasil só jogava para fazer gols, aquela equipe voltava junta para marcar, estudava os adversários e puxava-os para o outro lado e os deixava mais vulnerável, isso tudo foi a visão de jogo de Zagallo, ele levava vídeos dos outros times para os jogadores brasileiros verem, o que naquela época era inovador.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.