help our girls!

19:31:00 Joi Borge 0 Comentários


Nossas meninas precisam de muito mais do que só a sua torcida.

As vezes as pessoas não levam certas coisas em comparação, criticam sem perguntar e apontam sem saber os motivos. Muitos querem ver Marta e companhia levar a medalha de ouro, mesmo que pra isso tenha que superar a fortíssima equipe americana liderada por Hope Solo que está no caminho. Mas a verdade por tás de tudo isso é que não há muitas comparações, pelo menos não justas, pois as americanas tem um calendário e um apoio que é bem diferente do nosso. O mundo joga futebol, idolatra esse esporte, mas só parece ter mais peso se é praticado por homens.

Na terça lá estava eu entre meus afazeres acadêmicos, em uma das aulas que pedia o uso de um computador fui levada a um dos laboratórios, entre lições da docente e risadas da turma eu olhava o meu twitter e me senti culpada ao deparar-me com algo na timeline. O próprio perfil da CBF sinalizava o primeiro jogo da final do campeonato brasileiro de futebol feminino, quando se vê os milhões e as batalhas de transmissão da versão masculina, é pífio e vergonhoso não saber que está acontecendo uma final na versão feminina.

Há quem diga que não da dinheiro, as pessoas precisam ser apresentadas a algo para que realmente queiram comprar, não vão querer adquirir algo sem antes conhecer, assim são os jogos emocionantes - porém vazios - de futebol feminino. Queremos o outro, queremos o topo, mas infelizmente não fazemos por onde merecer isso, é uma vergonha que o dito "País do Futebol" só leve em conta essa alcunha quando ela é erguida por homens, mesmo sendo Marta a maior artilheira de nossa seleção verde a amarela.

Nós aqui, em nosso planetinha azul, que gritamos por igualdade, esquecemos das pequenas coisas, das pequenas lutas. Futebol deveria ser para todos, no papel realmente é, mas em campo, a cada disputa de bola, a cada lance feito, é diferente, sabemos que sim. O futebol feminino tem muito talento, mas infelizmente ele é perdido quando falta apoio, falta mídia, você sabia sobre essa final? Pois é, nem eu. Enquanto gasta-se milhões com novas ligas desnecessárias como a Sul-Minas-Rio, falta-se muito para campeonatos importantes como o Brasileirão Feminino.

Terça foi só o primeiro jogo, Rio Preto saiu na frente, mas o placar de 1 a 0 é bem pouco pra abalar as bases das meninas do Flamengo, dentro de campo é onde o jogo e jogado e tudo pode acontecer. Ainda quero poder sentar em um estádio cheio, nem que meus cabelos esbranquiçados caiam por meus ombros, e ver o futebol feminino ser aclamado por milhares, assim como o masculino faz, ser apoiado por um coro forte de vozes e que faça emocionar aqueles que o assistem com seus milagres. Até lá nos resta torcer, divulgar e esperar ... Aliás, sexta, 19h é o segundo jogo da final, não importa quem vencerá, Rio Preto ou Flamengo, mas que vença o futebol, isso acima de qualquer coisa.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.